Dengue:

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Seus principais sintomas são: dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço, febre alta, náuseas e vômitos, tontura, perda de apetite e paladar.


Malária:

A malária é uma infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos Anopheles, caracterizada por episódios de febre, calafrios e tremedeiras. A presença do parasita leva à destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) e consequente anemia.

Seus principais sintomas são: dor de cabeça, febre, calafrios e ataques de tremedeira, dores articulares, náusea e vômito, suor intenso, dor abdominal, diarreia, falta de apetite, tontura e fadiga.


Zika Vírus:

Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus. O contágio principal pelo ZKV se dá pela picada do mosquito que, após se alimentar com sangue de alguém contaminado, pode transportar o ZKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Seus principais sintomas são: febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira, conjuntivite (um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção).


Chikungunya:

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença é que o vírus avança nas juntas dos pacientes causando inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


Febre amarela:

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.


Filariose (Elefantíase):

A filariose é uma doença parasitária que se caracteriza pelo alojamento de parasitas no sistema linfático, gerando um inchaço extremo dos membros. É causada por vermes conhecidos como filárias, que são transmitidos através da picada do mosquito transmissor. No Brasil, os vetores mais conhecidos e de alta proliferação são as espécies Culex (pernilongo), Chrysomya (mosca varejeira) e algumas espécies de Anopheles.

Seus principais sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrio, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão ao longo do vaso linfático, lesões genitais, inchaço do membro, fotofobia (sensibilidade ou aversão à luz), linfadenite (infecção nos linfonodos) e microfila remia (microfilárias no sangue).


Leishmaniose:

Leishmaniose é uma doença causada por um protozoário e é uma antropozoonose. Isso quer dizer que esta doença é própria de animais, mas pode ser transmitida de maneira acidental para seres humanos. O protozoário parasita é transmitido entre animais (cães, roedores) através da picada de certos tipos de mosquito. Quando o mosquito infectado pica um ser humano, a doença é transmitida para o homem.