Tuberculose

Tuberculose é uma doença bactericida que ataca princialmente os pulmões, porém também pode ocorrer em outros órgãos como rins, cérebro, ossos e outros. A tuberculose pulmonar é a mais comum no Brasil. É transmitida através da via respiratória, ou seja, pode ser transmitida pelo espirro, tosse, beijo, fala entre outros.

Seus principais sintomas são febre (geralmente ao entardecer), falta de apetite, febre, tosse seca e prolongada, dores no peito e suores noturnos. Em casos mais graves, os sintomas incluem dificuldade de respiração e hemoptise (tosse e escarro com sangue).


Hepatite A

É uma doença viral que ataca o fígado e tem sua principal forma de transmissão através da ingestão de água ou alimento infectado com fezes.

Seus sintomas incluem febre, perda de apetite, náusea, vômitos, icterícia (olhos ou pele amarelada) entre outros. Seus pacientes geralmente conseguem a recuperação completa, sem sequelas. Assim como a catapora, uma pessoa só pode contrair a hepatite A uma vez.


Salmonela

É uma doença causada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella – família Enterobacteriaceae. Sua transmissão se dá pela ingestão de alimentos infectados, geralmente alimentos de origem animal: ovo, leite, carnes brancas e carnes vermelhas.

Seus principais sintomas são diarreia, náuseas, vômitos, febre entre outros. Dependendo da bactéria infectante. É importante que as pessoas que manuseiam esses alimentos lavem as mãos regularmente, porque a transmissão pode ocorrer durante a manipulação de alimentos por pessoas infectadas.


Febre Tifóide

É uma doença contagiosa, transmitida pela Salmonella typhi. Sua transmissão ocorre pela boca, tanto pela ingestão de alimentos e líquidos infectados como pelo contato direto com saliva de um portador. A doença é mais comum em locais sem tratamento de água e esgoto adequado.

Seus sintomas na fase aguda (inicio da doença) são febre alta, diarreia forte, tosse seca, dor de cabeça, dor de barriga e mal estar. Outros sintomas podem surgir em alguns dias, como fezes com sangue, sangramento nasal, calafrios, confusão mental, humor instável, roséola (manchas rosadas pelo corpo), exaustão e fraqueza muscular. Sem tratamento, a doença pode levar ao óbito.


Difteria

É uma doença causada pela bactéria corynebacterium diphtheriae, a doença ataca as vias respiratórias, amígdalas, laringe, faringe, traqueia, brônquios, pele e nariz. Sua transmissão se dá geralmente pela tosse, espirro ou saliva de uma pessoa infectada.

Seus principais sintomas são febre, fraqueza, dor de garganta, tosse, cansaço, náusea e um inchaço característico no pescoço. Em casos mais severos pode levar a dificuldade extrema de respiração e necessidade de respiração por aparelhos.


Cólera

É uma doença infecciosa transmitida pelas bactérias víbrio cholerae, que atacam o intestino delgado. Sua transmissão se dá por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas. Sua transmissão é bem parecida com a da Salmonela.

Seus sintomas podem variar muito de intensidade, mas tem como principais sintomas a diarreia, vômitos, cãibras e desidratação da pele (devido a diarreia aguda). Pessoas infectadas talvez não apresentem sintomas visíveis.


Listeriose

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Listeria monoocytogenes. Essa doença pode ser transmitida pela barata através da infecção de algum alimento que posteriormente seja ingerido por uma pessoa. Esta doença é especialmente perigosa para grávidas, podendo causar diversas complicações para o bebê, levando inclusive a morte do bebê.

Seus principais sintomas são dor de cabeça, febre, dores musculares, diarreia e náusea. Entre uma série de outros sintomas mais severos como convulsões.