Entre as espécies de aranha mais encontradas em ambientes urbanos, estão:

Loxosceles intermedia (aranha marrom): Freqüentemente encontradas na região sul do Brasil. Não são agressivas, se alimentam de diversos insetos que ficam presos em suas teias. Os acidentes com aranhas marrons ocorrem em sua maioria, quando as mesmas estão abrigadas ou transitando em edificações humanas (atrás de móveis, em meio a roupas, dentro de sapatos, etc), dessa formas as aranhas são comprimidas contra a pele, sem qualquer sinal de agressividade. A picada não é dolorosa, e a dor pode ser notada após várias horas. Os principais sintomas são: dor, queimação, vermelhidão, inchaço e coceira. Se não for tomada nenhuma providência, a ferida pode ficar necrosante com o passar dos dias.

Ladrodectus mactans (viúva negra): Famosa aranha mais conhecida por viúva negra,onde a fêmea após fecundar devora o macho. Encontrada em todo Continente americano. A picada é muito dolorosa. O veneno inoculado é super potente, neurotóxico e age no sistema nervoso central, medula, nervos e musculatura lisa, podendo levar o indivíduo à morte.

Acanthoscurria geniculata (aranhas caranguejeiras, tarântulas): Aranhas pouco agressivas, mais conhecidas como caranguejeiras devido ao seu grande tamanho. Picadas pouco dolorosas, sua principal arma, além das quelíceras (estruturas especializadas na captura das vítimas), é o friccionar frenético das patas traseiras, liberando desta forma pelos urticantes que afastam os possíveis predadores. Os acidentes com aranhas caranguejeiras não são considerados graves, apesar de possuir veneno, este não apresenta complicações ao homem. Porém, a picada é bastante dolorosa.